Com nova realização da segunda etapa de Processo Seletivo, aulas terão início dia 05 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Educação cancelou a segunda etapa do processo seletivo simplificado para implementar adequações necessárias ao edital 002/2017. De acordo com a secretária Nilda Gonzatti o cancelamento se deu em virtude de uma recomendação do Ministério Público, o qual alegou que, no referido edital, não estavam estabelecidos os critérios da segunda etapa, que se dá através de uma entrevista do candidato aprovado na primeira etapa.

O MP se posicionou desta maneira pelo fato de algumas pessoas que passaram na primeira etapa terem sido reprovadas na segunda, justamente quando é feita a entrevista. Essas pessoas procuraram o MP e solicitaram uma providência, já que se sentiram prejudicadas quando não obtiveram a aprovação. Vale destacar que a recomendação do MP é só por causa da segunda etapa. A primeira continua valendo, conforme publicação dos resultados.

A secretária esclarece que atenderá à recomendação, mas afirma que todo o processo foi feito de acordo com as normas legais vigentes, com a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás e com toda a lisura e transparência possíveis. Outro esclarecimento feito pela professora Nilda Gonzatti é de que as perguntas feitas para a seleção, durante as entrevistas, dizem respeito somente ao dia a dia do professor. “São perguntas técnicas, que envolvem a realidade dentro de uma sala de aula em uma unidade escolar. Mais nada. Todas são relativas ao ensino e à Educação”, afirma.

Diante de tal situação fica claro que haverá a realização de uma nova segunda etapa com os candidatos aprovados na primeira, razão pela qual a secretária informa que o início das aulas na Rede Municipal, que estava previsto para o dia 29 de janeiro, se dará em 05 de fevereiro, mas sem prejuízo algum no currículo escolar. “Como a lei estabelece 200 dias letivos por ano e nós tínhamos a previsão de 202, ficaremos devendo três, que serão repostos em momento oportuno sem qualquer prejuízo de conteúdo”, explica a secretária, tranquilizando alunos, pais e professores. É importante frisar também que a atitude da secretaria está referendada pelo Conselho Municipal de Educação.

Ao lado da superintendente da secretaria, Ruth Reinaldo Lisboa e da colaboradora Maria Cristina Jorge Maróstica, Dona Nilda traz o importante comunicado de que já se reuniu com o prefeito Daniel do Sindicato para definir os critérios para um concurso público para professor. “Os estudos já estão sendo feitos pelas assessorias técnica e jurídica para que o certame aconteça neste ano e para que em 2019 não tenhamos questões semelhantes”, ressaltou a secretária, que se empenha diariamente, ao lado de toda a equipe, para que os estudantes e todos os profissionais da Educação tenham tratamento igualitário em todos os assuntos relativos à sua pasta.