Cristalina é destaque na edição do Agrinho 2017

A Escola Especial João Bosco Rennó Salomon, que é mantida pela Associação dos Pais e Amigos do Excepcional – APAE de Cristalina, foi a vencedora na categoria Município Agrinho, com o projeto de energia fotovoltaica, na décima edição do evento. A solenidade de premiação dos vencedores, em quatro categorias, aconteceu no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia (GO). Este ano, o programa mobilizou 200 mil integrantes da comunidade escolar dos 246 municípios goianos. A premiação é a fase final do Agrinho, que é desenvolvido em várias etapas ao longo do ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, destacou a importância do Agrinho, que nos últimos dez anos mobilizou cada vez mais cidades do Estado em busca de um único objetivo, a educação. “Esta edição é muito especial, pois comemoramos os dez anos do programa. Foi uma festa muito linda e muito gratificante”, ressaltou.

Em relação ao foco do programa, o presidente também ratificou a importância dos professores na formação de crianças e jovens de Goiás. “Vocês têm uma responsabilidade muito grande para com a sociedade, já que formam nossas crianças e, consequentemente, nosso futuro. O Agrinho nasceu com essa perspectiva: trabalhar nas escolas formas de criar uma consciência cidadã nos pequenos (alunos), mudando consequentemente a visão dos pais”, disse.
A APAE foi contemplada com o maior prêmio do programa, um carro, recebido por mérito e competência no desenvolvimento do projeto. A diretora da instituição, professora Maria Cristina Jorge Maróstica, que participa do concurso pela oitava vez, disse que esse ano o tema foi desafiador. Acompanhada de uma grande comitiva de Cristalina, principalmente de professores e alunos, ela não escondeu sua satisfação. “Buscamos várias parcerias e trabalhamos muito para tirar do papel o projeto para montar uma usina de energia solar. Nosso projeto beneficiou a comunidade escolar e a associação de moradores, além de contribuir com o meio ambiente produzindo energia limpa”, falou a feliz e emocionada Cristina.
O prefeito Daniel do Sindicato, ainda sem saber o resultado final da premiação, foi o escolhido para falar aos mais de dois mil presentes, representando os municípios goianos. Ele parabenizou os professores e alunos de todo o estado e destacou a importância do programa para os participantes e toda a sociedade goiana. “Conheço o Agrinho desde o nascedouro. Ele já chegou forte para somar com o desenvolvimento educacional e social de Goiás. E a grandeza deste evento de premiação, hoje, demonstra que isso é verdade” falou o prefeito, sob aplausos.

Ao final do evento, ao lado do vice prefeito Luiz Henrique, Daniel vibrou quando foi anunciado que a APAE ganhou o carro, como prêmio, no concorrido programa. “Estou muito feliz pela direção da APAE, pelos professores e todos os profissionais que ali trabalham, pelos alunos e suas famílias. O prêmio é muito bom, mas estou muito mais alegre pelo reconhecimento do sério trabalho que rompe as fronteiras de Cristalina e, também, pelo mérito alcançado e pela competência que todos da APAE comprovaram, mais uma vez, ter de sobra”, encerrou, contente.