PREFEITO DR. LUIS OTAVIO ESCLARECE PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS E DESTACA COMPROMISSO COM A RESPONSABILIDADE FISCAL E OS INVESTIMENTOS NO MUNICÍPIO


Segunda-feira, 7 de abril — Em vídeo divulgado nas redes oficiais, o prefeito Dr. Luis Otavio fez um pronunciamento importante à população de Cristalina para esclarecer os fatos relacionados ao pagamento de precatórios herdados de gestões anteriores, reforçando o compromisso de sua administração com a responsabilidade fiscal e a continuidade dos serviços públicos essenciais.

Ao assumir a administração municipal em janeiro, a equipe de governo se deparou com dívidas expressivas, incluindo um precatório de R$ 5.563.200,59, com exigência de pagamento imediato. “Esses precatórios são valores que o município deve há anos, por decisões judiciais, e referem-se a direitos de servidores, desapropriações não quitadas, entre outros serviços ou aquisições feitas e não pagas”, explicou o prefeito.

Diante do impacto que esse valor teria no início do ano — afetando desde o pagamento da folha dos servidores até os preparativos para o ano letivo e ações emergenciais causadas pelas fortes chuvas —, a gestão municipal solicitou ao Tribunal de Justiça o parcelamento e adiamento do início dos pagamentos.

O prefeito Dr. Luis Otavio esteve pessoalmente no Tribunal de Justiça, acompanhado da procuradora do município, dra. Jackeline Nunes, e do secretário de Finanças, Wisley, onde ficou acordado o parcelamento em quatro vezes, com início já em fevereiro. Acordamos o pagamento parcelado e iniciamos conforme combinado. Pagamos em fevereiro e março, mas na última sexta-feira fomos surpreendidos por uma nova decisão que determinou o sequestro das duas parcelas restantes diretamente no repasse do mês de abril”, detalhou o prefeito.

Dr. Luis Otavio fez questão de esclarecer: “Não há bloqueio de nenhuma conta do município. Houve apenas o sequestro do valor da dívida, que será totalmente quitada agora em abril.”

Mesmo diante dessas dificuldades, a Prefeitura segue trabalhando com seriedade e compromisso. Em apenas pouco mais de três meses, já foram pagos mais de R$ 8 milhões em dívidas judiciais, o que representa um enorme esforço para manter o equilíbrio das contas públicas sem comprometer os investimentos.

“O mais importante é que, apesar disso tudo, não deixamos faltar medicamentos na saúde, mantivemos os salários em dia, pagamos o piso dos professores e a data-base dos demais servidores. Estamos com a Operação Recape a todo vapor, com ações de tapa-buracos, recuperação das estradas rurais com três frentes de trabalho, mutirões de limpeza e avanços na regularização fundiária. Tudo isso sendo feito com responsabilidade, transparência e compromisso com o povo”, reforçou.

O prefeito finalizou sua fala pedindo paciência à comunidade e reafirmando seu compromisso com todos os cristalinenses:
“Vamos superar juntos esse desafio. E até o último dia do nosso mandato, vamos seguir avançando, seja na cidade, na zona rural, em São Bartolomeu ou em Campos Lindos. De mãos dadas, construiremos um futuro ainda melhor para todos nós.”


Por Larissa Azevedo – Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Cristalina